carbono2.png

CarboNostrum
A Agricultura Inteligente para o Clima num Mundo em Mudança

Descrição do Projeto

As alterações climáticas estão ligadas ao impacto humano no ambiente natural e às disparidades sociais, culturais e económicas que tem gerado ao longo dos últimos séculos. Embora se trate de uma questão global, a responsabilidade e os impactos negativos não estão distribuídos globalmente: as paisagens ecologicamente mais frágeis sofrerão mais e mais cedo, aumentando a vulnerabilidade que já existe e que foi reforçada pelos últimos séculos. Os ecossistemas do tipo mediterrânico são particularmente frágeis em termos de atividade agrícola e de produção alimentar. Face às alterações climáticas, os pequenos agricultores devem esperar um aumento da desertificação e perda de produtividade agrícola (rendimentos mais baixos e custos de manutenção mais elevados).

Contudo, há esperança: de uma perspetiva climática, uma agricultura inteligente que permite aos pequenos e novos agricultores implementar práticas de gestão que têm o efeito simultâneo de aumentar os rendimentos, melhorar as propriedades do solo, capturar eficazmente o dióxido de carbono atmosférico e armazená-lo no subsolo. Os tipos de solo e clima da Europa mediterrânica combinam tanto a oportunidade como a necessidade de implementar tais mudanças, e devido ao seu importante mas frágil património, os pequenos e novos agricultores são o público-alvo perfeito para começar.

O projeto CarboNostrum oferece aos pequenos e novos agricultores de toda a Europa mediterrânica, os instrumentos para repensar ou alterar as suas práticas de gestão de terras, com o objetivo de combater eficazmente as alterações climáticas e a desertificação e aumentar a sua sustentabilidade económica.

CarboNostrum_Email_Sign.jpg
logo-ce-horizontal-en-pantone-hr.jpg
arrow-button_edited.png

Objetivos

O principal objetivo do projeto é desenvolver um CarboNostrum HUB com recursos de formação, ferramentas e conhecimentos para poder aplicar soluções de mitigação e adaptação às alterações climáticas nas terras mais pobres e mais degradadas dos ecossistemas mediterrânicos. Desta forma, os utilizadores envolvidos terão a capacidade de conceber as suas próprias práticas de gestão de terras para assegurar a utilização sustentável dos recursos naturais, em equilíbrio com os conhecimentos locais e os desafios sustentáveis num futuro próximo.

​O CarboNostrum dirige-se principalmente a dois grupos-alvo:

·   Pequenos, jovens e novos produtores agrícolas;

·   Cooperativas agrícolas, Associações de desenvolvimento local e Municípios em zonas rurais.

arrow-button_edited.png

Resultados

  1. CarboNostrum Handbook (ebook) que sistematiza um quadro teórico relativo à agricultura sustentável que aumenta a resistência às alterações climáticas e reduz e/ou elimina as emissões de gases com efeito de estufa. O manual será complementado por um guia de boas práticas.

  2. CarboNostrum Battery of Case Studies (ebook): uma coleção de estudos de caso, dois para cada país parceiro, representando estratégias e práticas implementadas no contexto de uma agricultura inteligente em termos climáticos, impactos práticos, vantagens/desvantagens e processos aplicados aos modelos empresariais agrícolas.

  3. Curso CarboNostrum: um curso inovador, que combina e-learning, sessões sincronizadas e reuniões presenciais, seguindo uma metodologia teórico-prática capaz de transferir conhecimentos e competências para os estudantes de uma forma rápida e interativa.

  4. CarboNostrum HUB, com a criação de uma plataforma Web-GIS que integra as diferentes dimensões do projeto numa plataforma interativa e ambiente amigável, concebido para promover os conteúdos mais personalizados, motivadores e colaborativos e empenhados na autoaprendizagem e apresentar todos os resultados do projeto.

arrow-button_edited.png

Parceiros

arrow-button_edited.png

Duração

c94d5b_53e541c670a040eb9d6a49ecb0791654_edited.png
  • The USE Concept, Lda (Portugal)

    • Coordenação

logo_aidlearn.png
  • AidLearn - Consultoria em Recursos Humanos, Lda (Portugal)

logo-thessaloniki.png
  • Aristotle University of Thessaloniki (Grecia)

logo_cebas_csic.jpg
  • Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (Espanha)

Molise_3-295x88.png
  • Molise verso il 2000 scrl (Italia)

Maylog.png
  • Maylog (Turquia)

Data de Início do projeto: 01/01/2022
Data de Fim do projeto: 30/04/2024